Uma das mais antigas e populares plantas medicinais do mundo, sendo muito usada também na culinária de diversos países, o gengibre é originário do continente asiático.

Aqui no Brasil também conhecido pelo nome de mangarataia, ele costuma fazer muito sucesso especialmente no inverno, quando é usado para conferir aquele ardidinho ao quentão das festas juninas. É utilizado ainda no preparo de pratos salgados e doces ou ainda consumido em forma de chá ou óleo.

Conhecido por agir como anti-inflamatório, bactericida, desintoxicante e até mesmo afrodisíaco, o gengibre ajuda também a melhorar o desempenho dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório e é considerado um alimento termogênico, ou seja, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal, sendo por isso frequentemente usado em dietas de emagrecimento.

Alguns estudos sugerem que a ingestão de 2 e 4 gramas de gengibre por dia, lembrando que pessoas com doenças estomacais ou cardíacas devem moderar o consumo. De qualquer forma, o mais indicado - como sempre - é consultar um médico ou nutricionista.